lunedì 20 marzo 2017

Stemma episcopale di fr. Jaime Spengler, OFM, Ausiliare (2010-2013) e quindi Vescovo di Porto Alegre (dal 2013)


Jaime Spengler è nato a Gaspar il 6 settembre 1960. Religioso professo dell'Ordine dei Frati Minori è stato ordinato presbitero il 17 novembre 1990. Il 10 novembre 2010 è stato nominato Ausiliare dell'Arcivescovo di Porto Alegre ed eletto alla sede titolare di Patara ricevendo la consacrazione episcopale il successivo 5 febbraio. Il 18 settembre 2013 è stato nominato Vescovo della stessa sede arcivescovile di Porto Alegre di cui ha preso possesso il successivo 15 novembre.

Motto: In Cruce gloriari [Gloriar-se na Cruz]

Lo stemma - realizzato dall'artista Lorenz Johannes Heilmair - è così presentato nella pagina di arquidiocesepoa.org.br:
​O centro do brasão é ocupado pela cruz. Essa é iluminada pelo sol, expressando o que diz a Escritura: “Cristo é o sol de justiça”. O Cristo crucificado, sol de justiça, é a nossa esperança; concede novos horizontes de vida aos crucificados de todos os tempos; o Crucificado divide e unifica o universo. A metade do Crucificado sobre a cruz escura indica o Cristo que glorifica a cruz. A metade escura do Crucificado sobre a cruz clara, indica que a cruz glorifica e transfigura o ser humano. Na parte inferior a cruz repousa numa concha; expressa o mistério inesgotável da cruz. Ela é o símbolo do Santo Sepulcro e do evento da Ressurreição, distintivo dos peregrinos de todos os tempos. De um lado da cruz lembram o rio Itajaí-Açu com seu vale, região de nascimento de Dom Jaime Spengler; do outro lado, lembram o Guaíba, que banha a região de Porto Alegre, local atual da missão do arcebispo. Os diversos tons de azul evocam Nossa Senhora Mãe de Deus, como padroeira da Arquidiocese de Porto Alegre e como a Virgem Imaculada, “a mulher vestida de sol”. No alto do brasão vemos a cruz arquiepiscopal. No detalhe inferior podemos identificar a presença do tau, recordando a família religiosa de onde provém o Arcebispo, e os “assinalados” discípulos do “Amor que não é amado”. O pálio, espécie de colarinho de lã branca com cruzes negras, expressa a unidade com o sucessor de Pedro, bem como indica a dignidade arquiepiscopal.

Riferimenti: scheda biografica di catholic-hierarchy.org

A laude di Gesù Cristo e del poverello Francesco. Amen.

Nessun commento:

Posta un commento