martedì 21 marzo 2017

Stemma e sigillo della Congregazione dei Fratelli dei poveri di san Francesco serafico


I Fratelli dei poveri di San Francesco serafico (in latino Congregatio Fratrum Pauperum Sancti Francisci Seraphici, inglese The Brothers of the Poor of St. Francistedesco Armen-Brüder des Heiligen Franziskus Seraphikus, portoghese Congregação dos Irmãos dos Pobres de São Francisco) sono un istituto religioso maschile di diritto pontificio fondato ad Aquisgrana il 24 dicembre 1857 da Philipp Höver (1816-1864), in religione fratel Giovanni. L'istituto ottenne il pontificio decreto di lode e le sue costituzioni vennero approvate il 19 luglio 1910. I Fratelli dei poveri seguono la regola del Terz'Ordine Regolare di S. Francesco.

Nella pagina del sito della comunità brasiliana della Congregazione così è presentato lo stemma:
A parte principal do brasão é seu escudo, dividido em duas áreas. Na área superior vermelha se acha o presépio com o Menino Jesus. A cor vermelha nos lembra o grande amor que motivou a sua encarnação, como também o nosso amor a Deus e ao próximo que deve ser a força motriz das nossas atividades apostólicas.
A apresentação do presépio com o Infante Jesus foi escolhida: 1º. Porque o nosso bem aventurado João Hoever fundou na noite de natal de 1857 a nossa congregação e o primeiro ato de vida religiosa que o nosso fundador empreendeu com seus três companheiros, à instrução da beata Madre Francisca Schervier, foi a consagração ao Divino Menino Jesus. 2º. Para lembrar o sonho significativo de Madre Francisca, que precedeu à fundação da congregação. Por isso a túnica do Menino Jesus é por dentro vermelha e por fora branca. Estas cores simbolizam as duas virtudes por meio das quais o Menino Jesus, conforme o sonho de Madre Francisca, quer ser venerado em nossa congregação: amor e castidade. 3º. No presépio esposou-se o Divino Salvador com a pobreza. Foi ela a sua fiel companheira até a morte. Também os membros da nossa congregação professam a pobreza voluntária. Tomam-na como sua caraterística principal e se chamam Irmãos dos Pobres de São Francisco, porque querem ser não somente os irmãos dos pobres, como também eles mesmos querem ser pobres. 4º. O presépio há de nos lembrar sempre a finalidade sublime de nossa fraternidade: a ajuda aos pobres, em particular à juventude carente. O Divino Salvador vestiu-se da natureza humana para assemelhar-se aos homens no amor misericordioso, para redimir a humanidade e conduzi-la ao Pai Celestial. Na pobreza pessoal, também nós nos aproximamos dos pobres e desamparados para conduzi-los a Deus.
Na área inferior azul acha-se a brasão da Ordem Franciscana. Os dois braços, dos quais sendo um de Cristo e o outro de Francisco, no meio de ambos se distingue uma cruz, lembram a semelhança da vida de São Francisco com a vida de Jesus crucificado e o amor da cruz do Pai Seráfico. Nós acatamos esta representação em nosso brasão para lembrar: 1º. Que a nossa Congregação é agregada à Ordem Franciscana e participa das indulgências e dos privilégios desta Ordem. 2º. É ela, por conseguinte, um ramo na árvore frondosa que São Francisco plantou. 3º. Presépio e cruz foram os dois sinais característicos da vida espiritual do Seráfico Pai São Francisco, pelos quais ele sempre inflamava de novo o seu amor de Deus e do próximo. Também nós devemos inflamar continuamente o nosso amor de Deus e do irmão sofredor.
Em cima do escudo lê-se o lema da nossa congregação. Depois da nossa Regra de Vida ter sido definitivamente aprovada pela Sé Apostólica e os membros poderem orientar-se mais claramente sobre o caminho a trilhar na vida religiosa, tornou-se aconselhável resumir as Regras num lema que resume em poucas palavras o espírito que caracteriza os Estatutos da Congregação: CHRISTO IN PAUPERIBUS - SERVIR A CRISTO NOS POBRES.

Nella stessa pagina è pubblicato e così presentato il sigillo di cui il disegno qui sopra riportato, attualmente utilizzato come emblema dell'Istituto:
Este selo mostra  uma cruz doble, uma menor surgindo de uma outra sem inscrições. A travessa  vertical inferior formando a letra “B” como abreviatura da palavra “Brothers”(Irmãos, Frade).Este selo foi encontrado em um certificado do Fundador datado em 21 de outubro de 1861

Riferimenti: pagina di it.wikipedia.org; sito della Congregation of the Brothers of the Poor Saint Francis International


A laude di Gesù Cristo e del poverello Francesco. Amen.

Nessun commento:

Posta un commento