lunedì 20 marzo 2017

Stemma episcopale di fr. Itamar Navildo Vian, OFMCap., Vescovo di Barra (1983-1995), poi Vescovo (1995-2002) e quindi Arcivescovo di Feira de Santana (2002-2015)


Itamar Navildo Vian è nato il 27 agosto 1940 a Roca Sales. Religioso professo dell'Ordine dei Frati Minori Cappuccini è stato ordinato presbitero il 1° dicembre 1968. Eletto alla sede vescovile di Barra (do Rio Grande) il 29 dicembre 1983 ha ricevuto la consacrazione episcopale l'8 aprile dell'anno successivo. Il 22 febbraio 1995 è stato trasferito alla sede vescovile di Feira de Santana diventandone, in concomitanza con l'elevazione al rango di arcidiocesi metropolitana il 16 gennaio 2002, il primo arcivescovo. Si è ritirato dal governo pastorale il 18 novembre 2015.

Motto: Somos todos Irmãos

Lo stemma e il motto sono così presentati nella pagina di rochatrombone.blogspot.it:
O Brasão é um distintivo que representa o programa de vida, de atividades e as metas fundamentais que o novo bispo deseja atingir e realizar com sua missão pastoral em favor do Povo de Deus.O CHAPÉU é um símbolo de dignidade episcopal; a Cruz recorda o dever pastoral do bispo enquanto sucessor dos Apóstolos de Jesus Cristo e o Escudo procura identificar as intenções e a missão do novo bispo e as principais características da Diocese de Barra.A CRUZ, em forma de "T" (tau) representa a visão franciscana do novo bispo e seu propósito de viver e promover a fraternidade entre os homens e o respeito à natureza.Os ELOS, sobre um fundo azul, são um símbolo da Santíssima Trindade, fonte e inspiração de toda a fraternidade humana. Na Igreja Particular de Barra, o novo bispo prosseguirá o trabalho de construir uma grande família cristã regida pelos princípios da Solidariedade, da Participação e da Comunhão.O espaço, em cor marrom, representa a terra fértil da Diocese de Barra. Esse espaço é cortado por uma faixa, em azul, que simboliza o Rio São Francisco. A TERRA é um dom de Deus para todos os homens. O PEIXE é o pão cotidiano para grande parte da população da região e, ao mesmo tempo, recorda Jesus Cristo, o verdadeiro "pão que desce do céu e dá vida ao mundo" (Jo. 6,33).O LEMA inspira-se na frase do Evangelho de Mateus 23,8 onde Cristo afirma que "Somos Todos Irmãos" e o Plano de Deus é formar uma igreja onde haja "um só rebanho e um só Pastor" (Jo. 10,16).

Riferimenti: scheda biografica di catholic-hierarchy.org; pagina di it.wikipedia.org Episcopi Ordinis Fratrum Minorum Capuccinorum, Romae, apud Curiam Generalem OFMCap., 2000, pp. 138-139.

A laude di Gesù Cristo e del poverello Francesco. Amen.

Nessun commento:

Posta un commento